VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO
DE SERVIÇOS
LISTAMOS ALGUMAS VANTAGENS DE OPTAR PELA TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA, CONFIRA:
O QUE É?
É importante destacar que existem vários questionamentos acerca de pautas que envolvem a terceirização. Em 2017 foi sancionada a Lei nº 13.429/2017 , também conhecida como Lei da Terceirização que regulariza as relações de trabalho terceirizado.
Em Síntese, a terceirização de mão de obra acontece quando uma empresa solicita a uma prestadora de serviços a realização de atividades dentro do seu processo produtivo. Ou seja, o contrato é feito entre a solicitante e a prestadora que será responsável por intermediar os interesses do contratante e dos prestadores de mão de obra onde a solicitante desse serviço não terá nenhuma relação trabalhista com os profissionais terceirizados.
POR QUE TERCEIRIZAR?
Você já parou para analisar os CUSTOS e o TEMPO que se é destinado às pessoas na empresa, realizando determinado serviço que não condiz com seu core Business e se essas pessoas fossem terceirizadas?
CUSTO com colaborador referente a salários, encargos, 13º salário, férias, auxílio alimentação, vale transporte, provisão para rescisão, reposição de faltas ou férias e demais impostos, são custos bem altos não é verdade?
E o TEMPO para administrar reposições, escalas, faltas, qualidade dos serviços, treinamentos, riscos trabalhistas.
E se tivesse uma empresa prestadora desse serviço, de recrutar, treinar e se responsabilizar por todo esse processo. Eis a resposta para a pergunta do porquê terceirizar.
Essa prática já existe há décadas tanto no Brasil quanto pelo mundo. Listamos algumas vantagens para quem está decidindo terceirizar.
VEJA MAIS VANTAGENS:
– FOCO NA ATIVIDADE FIM DA EMPRESA:
Quando a empresa opta em terceirizar atividades secundárias que não fazem parte do core business da organização, os funcionários podem dedicar-se ao trabalho que é prioritário e o que garante lucro para a empresa.
– SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO:
Não existe vínculo empregatício entre a empresa que contrata e a mão de obra terceirizada. Trata-se de uma contratação entre empresas e a responsabilidade do colaborador passa a ser da prestadora de serviços, logo será responsável pela contratação, gestão e pagamentos dos colaboradores.
– MÃO DE OBRA QUALIFICADA.
As empresas prestadoras de serviços de mão de obra terceirizada, devem cumprir uma série de requisitos e um deles é a qualificação dos profissionais, sendo assim, esta ficará responsável em fornecer meios de especialização. É importante que o contratante sempre fiscalize para se certificar se a empresa cumpre corretamente as normas e especificações.
– RÁPIDA SUBSTITUIÇÃO EM CASO DE FALTA.
Em um modelo de contratação normal, em caso de falta por problemas de saúde, férias ou qualquer outro tipo de problema que fizesse com que o funcionário não conseguisse cumprir com suas tarefas, a empresa necessitaria fazer uma contratação temporária ou readequação no quadro, gerando custos de tempo e dinheiro, já com a terceirização essa substituição se dá com mais rapidez sem prejudicar a organização.
– POSSIBILIDADES DE ESCOLHA
Existem inúmeras empresas que prestam serviços de mão de obra terceirizada, isso possibilita a oportunidade de escolha para a que mais se adeque às necessidades da empresa. Porém fique atento à fatores como tempo no mercado, experiência na área e quantidade de funcionários devem ser levados em conta na hora da contratação.
Cada vez mais empresas buscam terceirizar mão de obra por diversos motivos como foco, economia, facilidade, produtividade etc. E você, já pensou em optar pela terceirização?
Para orçamentos e dúvidas, entre em contato.